Apoio à Família em Separação
Porque como qualquer história, também as histórias de amor têm um início, meio e fim e, por vezes, não terminam com o “e viveram felizes para sempre”.
No meio desta história de reis e rainhas, existem pequenos príncipes e princesas que se veem envolvidos nesta batalha de “gente grande”.
A separação é nos dias de hoje uma constante social. A separação afeta adultos e crianças de todas as idades. A situação de separação, ou divórcio, gera muita ansiedade e incerteza na família, nomeadamente nos filhos, que se sentem frequentemente assustados e confusos. A maioria das crianças faz fantasia da reconciliação dos pais e sofrem uma grande desilusão quando um deles ou até os dois casa de novo.
Diante de todo este choque emocional, não podemos esquecer que tanto filhos como os pais precisam de tempo para se adaptarem a grandes mudanças; os filhos conseguem aguentar a tristeza e indisponibilidade temporária dos pais, desde que saibam que são amados; os pais são, de facto, as pessoas mais importantes na vida dos filhos quer vivam com eles ou não. Deste modo, o psicoterapeuta deverá conceber a sua intervenção de modo a fazer face às dificuldades inerentes aos processos de separação/divórcio.