Psicologia da Criança
Porque crescer não é fácil! Os papões que se escondem debaixo da cama, o escuro que atormenta, o ciúme que invade com a presença de um novo irmão, o afastamento dos pais que angustia, a escola onde nem sempre se quer estar, o choro que persiste, são tudo alguns exemplos das manifestações do desenvolvimento da criança e que tanto preocupam os pais.
O processo terapêutico, na consulta de psicologia da criança, designa-se por Ludoterapia e consiste na técnica de utilização do brinquedo como mediador e facilitador da relação técnico-criança/adolescente. Diríamos que é a psicoterapia pelo brincar, permitindo que a criança comunique aquilo que ainda não consegue articular, uma vez que não consegue exprimir os seus sentimentos, emoções e medos do mesmo modo de que os adultos.
Como tal, o objetivo da ludoterapia é ajudar a criança, através do jogo, do brincar, dos desenhos que vai elaborando, a expressar com maior facilidade os seus conflitos e dificuldades, enquanto o psicólogo observa e interpreta as suas projeções a fim de compreender o mundo interno e a dinâmica da personalidade da criança.
É através deste espaço lúdico que ajudamos a reorganizar o seu aparelho psíquico e a possibilitar o investimento num desenvolvimento emocional mais adaptado. Quando a problemática é do foro cognitivo (capacidades intelectuais) é utilizada a técnica de Estimulação do Desenvolvimento Cognitivo, ou seja, no uso de métodos pedagógicos de treino das funções cerebrais.