top of page

Blog

Yoga – A conquista do corpo e da mente

Nas últimas décadas, a ciência ocidental começou a perceber realmente as ligações muito próximas do corpo e da mente e a quantidade de transtornos orgânicos decorrentes de conflitos mentais e emocionais e, portanto, de natureza psicossomática.

Por esta razão, a verdadeira saúde não pode ser entendida apenas como bem-estar físico, mas também como bem-estar psico-mental e social.

Há já vários milénios que o Yoga descobriu essa ligação mente-corpo tendo concebido e experimentado inúmeras técnicas de integração, controle e melhoria psicossomática.

Todas as técnicas de Yoga físico também favorecem a mente, da mesma forma que as de Yoga mental beneficiam o corpo.

Houve numerosas investigações médicas sobre as técnicas de Yoga físico e como elas geram mudanças orgânicas notáveis, e também sobre os métodos de meditação e como eles também provocam mudanças muito significativas nas funções do organismo.

As técnicas psico-fisiológicas e psico-mentais do Yoga, os seus procedimentos naturalistas, as suas orientações muito específicas sobre o repouso, a alimentação, o jejum, o sono e a atividade, tornam-no a medicina natural mais antiga. As suas técnicas podem ser usadas tanto de forma preventiva como terapêutica, tanto no campo somático como no campo psíquico.

A experiência mostrou que as técnicas psicossomáticas do Yoga beneficiam muito o corpo e a mente e evitam inúmeras desordens, aumentando também a capacidade de resistência do sistema imunológico.

Como método de relaxamento e tranquilidade, é insuperável e a prática combinada de Yoga físico e mental é extremamente eficaz a coordenar harmoniosamente a unidade psicossomática e melhorar as ligações do corpo com a mente.

O Yoga desempenha um papel importante tanto no campo da saúde corporal como no campo da saúde mental. As técnicas de alongamento, controle de respiração, relaxamento, domínio neuromuscular e limpeza do Yoga físico são muito eficazes na prevenção de várias desordens como artrite, osteoartrite, diferentes tipos de reumatismo, ciática, lombalgias, asma, infarto do miocárdio, bronquite, distúrbios da coluna vertebral, distúrbios circulatórios muito diversos, varizes, constipação, dispepsia, insónia, gastrite, ansiedade e vários distúrbios psíquicos.

O Yoga físico é excecionalmente ansiolítico e suas técnicas seduzem o sistema nervoso autónomo. Por outro lado, as técnicas de concentração, meditação e autoconhecimento favorecem a harmonia psíquica, resolvem conflitos internos, acalmam a mente e as emoções e evitam distúrbios emocionais.

Praticadas com regularidade, as técnicas do Yoga têm uma influência sobre o caráter e sobre a mente e as suas potencialidades, combatendo de forma eficaz os transtornos psicológicos, trazendo ao seu praticante mais equilíbrio, mais harmonia, mais firmeza, mais capacidade de concentração, atenção e memória, mais disciplina e vontade.

Ao reorganizar a sua vida psíquica o praticante de Yoga poderá resolver conflitos internos e libertar-se da negatividade, de traumas e repressões, favorecendo uma maneira de ser mais estável e uma melhor relação consigo próprio e com os outros.

Praticar Yoga é uma forma de auto-conhecimento e de desenvolvimento pessoal. O Yoga pode representar uma forma de crescimento, um caminho de aprofundamento da nossa capacidade de espreitar para dentro de nós mesmos, numa busca constante e intensa da nossa verdadeira identidade.

Praticando Yoga com regularidade descobrimos que é possível ser-se mais feliz, mais saudável e realizado.

Susana Ribeiro

Instrutora de Yoga


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page