top of page

Blog

Massagem Infantil

POR FAVOR TOCA-ME!

Se sou teu bebé, por favor toca-me

Preciso do teu toque de formas que nunca poderás entender.

Não me laves e vistas e me alimentas apenas

Mas embala-me, beija a minha cara e acaricia o meu corpo.

O suave toque da tua mão transmite-me segurança e amor.

Se sou tua criança, por favor toca-me

Mesmo se me afasto ou te resisto.

Persiste, encontra maneiras de conhecer as minhas necessidades,

O teu abraço de boa noite adocica os meus sonhos

O teu toque durante o dia diz-me o que sentes por mim.

Se sou o teu adolescente, por favor toca-me

Não penses que por estar a crescer

Eu não preciso de saber que tu ainda gostas de mim

Eu preciso do teu abraço de amor, eu preciso da tua voz suave

Quando o caminho se torna difícil, a criança que há em mim ainda precisa de ti.

Se sou teu amigo, por favor toca-me

Não há como um abraço caloroso, para me dizer que gostas de mim.

Uma mão tranquilizante e amiga quando estou deprimido mostra-me que sou amado

E assegura-me que não estou sozinho.

O teu toque reconfortante pode ser o único que eu recebo.

Se sou teu parceiro sexual, por favor toca-me

Podes pensar que a tua paixão seja suficiente

Mas só teus abraços afastam os meus medos

Preciso do teu toque suave e reconfortante

Para me relembrar que sou amado por ser como sou.

Se sou teu Pai idoso, por favor toca-me

Da mesma forma que era tocado quando era criança.

Dá-me a mão, senta-te perto de mim, dá-me força

E aquece o meu corpo cansado com o teu aconchego mesmo que a minha pele esteja enrugada e gasta,

Gosta de ser acariciada.

Phyllis K. Davis

O toque é o primeiro sentido a desenvolver-se in útero, e o último a desaparecer ao morrermos. A investigação refere que o nosso sentido tátil desenvolve-se entre as 6 e as 9 semanas de gestação. É o nosso maior órgão e a ligação mais importante que o indivíduo possui com o mundo. Segundo o antropólogo Ashley Montagu “os seres humanos não sobrevivem sem o toque; é uma necessidade comportamental básica”. Ao contrário da maioria dos animais, os bebés são totalmente dependentes das figuras parentais para o toque. O toque é o único sentido sem o qual não podemos sobreviver.

Deste modo, podemos referir que a vida de uma criança é muito mais do que a simples conjugação de duas células. Será sempre mais do que o conjunto de tecidos ou de diferentes órgãos. As relações que constituímos com aqueles que de mais perto nos rodeiam são uma das partes, senão a parte mais relevante da nossa vida (Canavarro, 1999). Um bebé não existe sozinho, mas é essencialmente parte de uma relação com quem o rodeia. É esta qualidade de interação emocional que proporciona ao bebé a emergência de uma identidade primária, de um “Eu” reforçando a ideia de que a unidade base de desenvolvimento psicológico infantil é o conjunto pai-mãe-filho.

Bowlby (cit in Sá, 2001), um dos autores clássicos a estudar a vinculação, refere que o ser humano nasce preparado para estabelecer laços emocionais com indivíduos especiais, sendo esta característica uma componente básica da natureza humana que permanece ao longo da vida. Estas relações vão-se alterando ao longo da vida, assim como a figura determinante, que na infância será preferencialmente a mãe, na adolescência os pares e na idade adulta é valorizada a vinculação no casal. Um adolescente com uma história de vinculação insegura apresenta menos confiança, maior alienação e, consequentemente, maior desamparo e desesperança (Bowlby, 1969/1982, 1973; Bretherton & Waters, 1985). De facto, a maioria dos pais que têm filhos seguros são eles próprios adultos com padrões de vinculação igualmente seguros.

Mas então, em que é que a massagem pode contribuir para a vinculação segura?

A massagem infantil é uma prática bastante antiga com raízes na Ásia onde o toque, através da massagem, é percecionado como sendo vital para o desenvolvimento harmonioso das crianças e também das suas mães. A massagem infantil foi popularizada na Europa e nos E.U.A pelo médico francês Frederic Leboyer, com o seu livro “Shantalla – massagem indiana” e divulgada de um modo mais sistemático por Vimala McClure.

Vimala McClure aprendeu as técnicas da massagem infantil num orfanato indiano onde trabalhou no início dos anos 70. Perante a dureza de vida em que viviam (em barracas e com muito pouco para comer), apesar das suas tão chamadas desvantagens, as crianças que conheceu eram amorosas, calorosas e divertidas. Tomavam conta umas das outras e aceitavam as responsabilidades sem reserva. Talvez, pensou, “elas sejam tão amorosas, tão relaxadas e naturais porque foram amadas assim quando eram bebés”, como aquela jovem mãe sentada na lama, com o bebé atravessado nos seus joelhos, massajando-o carinhosamente e cantando. “…e os bebés têm sido amados desta forma na India desde há milhares de anos.” (Vimala McClure, 2000)

Estudos recentes mostram que a massagem pode ajudar a aumentar a sensibilidade das crianças, a reduzir a dor e a reforçar o sistema imunitário, entre outros benefícios. O simples facto de se estar sentado junto de alguém a segurar-lhe a mão pode fazer uma grande diferença na sua saúde e bem-estar – quer se trate de uma criança ou de um adulto. Desfrutar de um contacto positivo pode ser um enorme benefício para todas as crianças e seus cuidadores.

A massagem é um toque com qualidade, é “ uma viagem contínua descobrindo o mistério de cada um quando nos relacionamos”.

Os benefícios do contacto carinhoso das mães, pais e outras pessoas estendem-se para lá da infância até à adolescência e ainda depois disso.

Uma suave massagem na cabeça e nos ombros dada aos estudantes antes de um exame fez com que ficassem menos ansiosos e fez baixar o seu ritmo respiratório.

Outros estudos revelaram que a massagem regular e a reflexologia podem ter efeitos sobre os padrões de sono, a hiperatividade e a asma.

Uma profunda crença na importância vital do contacto carinhoso e respeitador nas crianças levou Mia Elmsater, na Suécia, e Sylvie Hetu, no Canadá, a estabelecerem um programa Massagem nas Escolas a nível mundial, com a intenção de introduzir no sistema escolar a massagem com roupa entre as crianças.

Vários estudos mostram que, quando as crianças da escola pré-primária partilham entre 5 a 10 minutos de massagem entre si, todos os dias, a sua concentração aumenta, e a sua capacidade de enfrentarem as atividades do dia também. As crianças que se massajavam umas às outras eram mais calmas e tinham um comportamento menos agressivo; outro dos estudos demonstrou uma melhoria das suas capacidades motora.

Benefícios da Massagem

As crianças podem ficar tão stressadas como os adultos – por vezes, mesmo mais. A sociedade atual é cheia de exigências, escolhas e expectativas, e as crianças, mesmo quando ainda só têm 4 anos de idade, já são bombardeadas com as pressões das televisões, telemóveis e computadores.

As preocupações também estão subjacentes nas amizades, o bullying, os trabalhos de casa e os conteudos perturbadores dos noticiários. Depois, há ainda a tensão da rivalidade entre irmãos, a pressão dos colegas, os objetivos a atingir na escola e as preocupações com a aparência.

A saúde mental e física está diretamente ligada à tensão e à pressão, que por vezes nas crianças se manifesta através de dores de cabeça, perturbações estomacais, mudanças de humor e distúrbios do sono.

Contudo, o stresse só se torna prejudicial quando começa a afetar a vida mental e a saúde física.

Trata-se de uma reação muito pessoal – cada pessoa tem o seu próprio limiar de stress. E demasiado stresse para uma criança pode acumular-se ao longo do tempo e conduzir a uma sobrecarga fisica e emocional.

Nos tempos modernos, o stresse é geralmente psicológico, mas o corpo responde da mesma maneira. No entanto, com o estilo de vida sedentário, frente ao ecrã, é muitas das vezes difícil a criança dispôr de algum escape como resposta ao stresse, logo as hormonas do stresse podem acumular-se, levando a que elas vivam sob um nível baixo de “crise” durante dias, meses ou mesmo anos.

A acumulação no corpo de hormonas do stresse como a adrenalina e o cortisol, pode exacerbar diversos problemas da infância (tanto físicos quanto emocionais), incluindo as dores de cabeça, prisão de ventre, ansiedade, dores difusas e outros mal estares, problemas com o sono, eczemas, perda de confiança e falta de concentração.

As hormonas do stresse também deprimem o sistema imunitário, conduzindo a uma maior suscetibilidade a doenças e alergias.

Um contacto regular de massagens reforça a auto estima da criança e ajuda a desenvolver o corpo a um estado de calma e relaxamento. Da mesma forma como seguramos a mão de uma criança quando esta tem medo, o contacto é o antídoto natural para o stresse.

Nesta relação é se capaz de esperar e responder, num “diálogo do qual emerge a PRESENÇA com que se constrói esse novo ser, que conta com o “outro” para poder erguer-se.” (Leal, cit. in Aires, 2011)

Uma palavra sobre o toque…

“O poder do “toque” acalenta a alma e aquece o coração. Dá-nos a liberdade para estar, absorver, partilhar, ir…mas ficar!!!

Ficar seguro de que se pode partir levando sempre consigo o vínculo que nos une…

É conhecer e amar…

É um estender de mão e nunca mais parar…

É o acto de amor que nos cria, em todo o sentimento da palavra…

E é a ele que retornamos sempre que a liberdade e a felicidade nos contempla…”

Susana Luís

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page